Uma iniciativa das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Inconfidentes e Riacho tem se destacado por promover inclusão e recuperação de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. A ação já acontece há cerca de um ano e foi premiada dentre os cinco principais trabalhos da Mostra de Práticas Exitosas do SUS Contagem.
Responsáveis pela iniciativa, o psicólogo Larric Malacarne e a psiquiatra Aline Goulart, ambos da rede SUS Contagem, explicaram que a dinâmica desenvolvida obteve grande sucesso na inclusão de um público usualmente marginalizado. “Notamos, durante nosso trabalho nas UBSs Riacho e Inconfidentes, que estas pessoas, que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, se sentiam excluídas dos cuidados oferecidos nas unidades. Muitas vezes sentiam medo de vir até nós. Com o grupo nós conseguimos reverter essa situação”, contou Larric.
Atualmente o grupo de acolhimento recebe, mensalmente, cerca de 10 participantes, que passam por um momento coletivo, quando são convidados a conversar sobre seus problemas. Logo após, conversam, de forma individual, com um profissional de psiquiatria.
“Percebemos que esta dinâmica acolhe e faz os participantes se sentirem confortáveis. Além disso notamos que após a inserção no grupo eles tiveram a oportunidade de trabalhar outras questões de saúde, como diabetes e hipertensão”, ressaltou Aline.
Na cerimônia de premiação da Mostra de Práticas Exitosas do SUS Contagem, Larric agradeceu e explicou que seu objetivo agora é levar essa ação para as demais UBSs do município. “É uma ação simples a ser replicada e que merece atenção”.